Jamais imaginaria que ficaria tão baqueado com eleição. Ver o congresso se formando com velhos quadros sujos (salvo poucas exceções), toda essa coisa do Bolsonaro, a derrota do meu candidato a Distrital, etc. está sendo difícil. Acho que o pior tem sido a questão do Bolsonaro.
São pessoas que vão ser mortas e/ou atacadas por tudo o que ele representa. São meus amigos que vão ser mortos e/ou atacados. Tenho amigo que foi AMEAÇADO essa semana por ser gay.
O movimento anti-PT tem me mostrado que nossos valores éticos e morais básicos são frágeis, como assim temos uma sociedade relativizando e/ou ignorando a ideia de METRALHAR oposição? De TORTURAR e ESPANCAR? É sério mesmo que esses fatores não estão nos nossos “non-negotiables”?
Entendo e compartilho da indignação com a corrupção mas a barra dos valores éticos e morais toleráveis desceu para um nível que eu não consigo lidar, não consigo entender e não consigo respeitar. Estamos em 2018 e tivemos pessoas com suásticas e armas na votação, caralhos.
Temos pessoas defendendo valores supremacistas, batendo palma para assassinato político de uma vereadora negra, ameaçando a vida de minorias em alto e bom som, afirmando que não vão tolerar ativismos. Estão dizendo de forma clara e direta que rotinas da ditadura vão voltar.
Como esse tipo de coisa se tornou tolerável? Como uma sociedade que viveu tantos avanços progressistas abriu mão de seus non-negotiables? Como tivemos 50 milhões defendendo um projeto que é uma ameaça direta a nossa liberdade e indivíduos?
E tenho pessoas da minha família defendendo um projeto que é uma ameaça de morte ANUNCIADA a muitos dos meus pares. Ainda não consegui digerir o que está acontecendo e o que pode mudar. Não me sinto seguro com amigos e familiares submetidos a riscos puramente pela sua existência.
Corrupção é falha de processo, é problema trabalhável e recuperável, já o sangue que pode ser derramado não tem volta e as cicatrizes que podem ser feitas não somem. Pode ser um caminho sem volta para muitas pessoas, eu não conseguiria dormir tranquilo com esse sangue nos dedos.
Cê tá ligado que pela mesma corrupção também morre gente né?
Enquanto você relativiza, a massa da população cansada de morrer em periferia está correndo pro lado contrário. Errados estão, muito. Mas pra entender o por quê, você entende morando em Vila Kennedy.
Não acho que seja justa a comparação das perdas sociais, financeiras e políticas que temos com falhas do processo burocrático (esse é um dos meus temas de pesquisa acadêmica, btw) com a ideia de tortura, fim de minorias, fim de movimentos sociais e flertes com a ditadura.
Em especial porque, como eu disse, são problemáticas trabalháveis e recuperáveis, não a toa são indicativos da maturidade de uma democracia e do Estado. Somos uma democracia muito jovem e melhoramos enquanto seguimos andando para frente, o outro projeto são passos para trás.
Vai lá em Macaé e fala que toda uma cidade devastada por bilhões roubado pra manter um plano de poder é só "falha de processo burocrático".
É nem foi comparação, é simples ação/reação de um povo que não foi instruído a optar.
É um desastre? Claro que é. Mas não é surpreendente.
Eu to fisicamente passando mal. Não sei como a gente vai conseguir viver nessa realidade. É desesperador
Eu também, ontem foi meio esquisito, espero que hoje o dia seja melhor