A esquerda fracassou por ter sonhos utópicos sem ver os limites impostos pela realidade eco e política, agora não quer ou não é capaz de novos sonhos levando em conta limites de fiscais, econômicos, ecológicos, políticos. A esquerda perdeu por sofrer de alergia à aritmética.
Sei lá, não sei se eu concordo com ele. Os principais problemas do Brasil se deram por causa de corrupção (existente na esquerda, centro e direita). Não em erro na conta por criar projetos sociais utópicos ou limites fiscais.
Dinheiro tem, só que tá indo pro bolso de bandido.
Não é sobre ter ou não dinheiro. É sobre projetos econômicos insustentáveis e populistas. A crise atual veio de um modelo desenvolvimentista que se arrastou por 14 anos. Todos os indicadores mostravam que ia quebrar, mas a esquerda dizia que “não tem crise”. A conta chegou...
A crise atual vem por corrupção e má gestão, cara. E por terem travado a máquina estatal desde a reeleição da Dilma.
"projetos econômicos insustentáveis e populistas" - quais? (sério, é uma pergunta sincera)
Já pesquisei isso algumas vezes, cara. E não teve projeto populista que fosse insustentável.
Nem projetos capazes de quebrarem o Brasil do jeito que o Brasil quebrou, saca?
Por isso que discordo dele no sentido de erro de conta. Não foi isso que quebrou o Brasil.
IMHO, o que ajudou muito foi aumentar o crédito sem precedentes. Dar dinheiro é fácil, só que a cobrança chega. Por isso, mesmo com crise e bonança, bancos sempre estiveram com lucros recordes durante os últimos anos. O restante do país quebrou.
O problema aí é não ter um sistema integrado de bom pagador, como temos aqui nos EUA (Credit Score).
Se a pessoa tem nome limpo, ela consegue o empréstimo (em qualquer banco, não só banco estatal).
Isso não significa que ela terá como pagar esse empréstimo de volta.
Não é sobre ter nome limpo ou não. Foi de emprestar dinheiro pra qualquer um de maneira indiscriminada. Loja de eletrodomésticos virou banco por aqui. Eles não vendiam produtos, mas juros.
Vivíamos a ilusão de: quero uma geladeira, não tenho dinheiro, mas é só ir na loja e pagar em 30 meses. Só que as pessoas continuavam sem dinheiro, pois essa renda é ilusão.
Sem contar que o produto que custava X virava algo em torno de 3X mas com parcelas de 20 reais, ninguém se dava conta. IMHO, foi a mesma coisa que imprimir dinheiro sem lastro.
Eu entendi isso. Tô dizendo que com um sistema de "Bom pagador" como o Credit Score, essas lojas não teriam vendido esses juros assim tão fácil. Fica fácil ver que vai dar prejuízo antes de concluir o empréstimo.
Pois é. Isso foi populismo. Foi dar dinheiro para cobrar juros. E as pessoas acharam que tinham saído da pobreza/miséria. Mas não foi isso que aconteceu. E quem lucrou muito foram os que já tinham muito dinheiro. Mas é isso. Toca o barco.
Populismo do governo em dizer que era só pegar esse dinheiro e todos os seus problemas acabariam. E não investir em infra estrutura para que o país continuasse crescendo.
Calma, mas quem tava oferecendo esse dinheiro e esses empréstimos eram os bancos e lojas privadas, não o governo.
Teve uma cacetada de coisa errada nos governos anteriores, mas oferecer muito crédito foi uma iniciativa privada, não pública.
Em termos. O governo facilitou crédito via bancos estatais e promoveu redução de juros como meio de enriquecimento para os mais pobres. Os bancos e lojas só se aproveitaram desse modelo de gestão. Mas, de novo, essa é apenas a minha singela opinião.
Exato! E desde de quando isso é um projeto populista? Foram financiamentos feitos pra empresas, muitas delas privadas e muitas vezes de cunho corrupto, sem benefício algum pra população brasileira.
Obras de infraestrutura que nunca foram concluídas, incluídas as da copa, passando por obras em lugares onde a esperança é o único ponto a se apoiar como N/NE podem ser incluídas em políticas populistas. Você promete bem estar e prosperidade até a realidade bater à porta.
"podem ser incluídas em políticas populistas." - discordo bastante.
Podem por quem? É preciso dobrar bastante a realidade (ou ser muito ingênuo) pra tentar fazer projetos assim parecerem populistas.
Esses projetos foram criados pra enriquecer político corrupto.
Sim. Mas qd você apresenta o projeto de mobilidade de um VLT para uma cidade que sofre com transporte público, o beneficiário deveria ser o povo. A parte da corrupção que está por trás é óbvia.
Concordo que esse exemplo específico tem um apelo populista. Mas você acha que foi isso que quebrou o Brasil?
Não foi, certo? O projeto era necessário. O problema foi como ele foi gerido, a corrupção por trás disso. Vimos isso inclusive em projetos do estado de SP.
Todo o modelo desenvolvimentista é meio populista. Simplesmente porque promete maravilhas mas a conta não fecha. E quem paga no final é o povo.
Mas pra citar mais um, teve o caso das elétricas que quebrou o setor. Estamos pagando a conta até hoje dessa canetada irresponsável
O PT não só quase quebrou o setor elétrico, com os preços aumentaram em vez de baixarem, você tem razão nisso.
Mas isso não foi uma medida de desenvolvimento, per se. Foi uma falta de controle nos subsídios. R$ 1,8 bilhão a mais nas contas de energia do consumidor final.
E não acho que aumentar a conta da população numa soma de R$ 1,8 bilhões - na mesma gestão - tenha sido uma medida lá muito populista. O PT fez várias coisas que ajudaram a quebrar o país.
Mas o PT não é "A Esquerda" e partidos de todos os lados do espectro político fizeram parte de ações que quebraram o Brasil.
O problema não foi erro de cálculo pra manter projetos populistas. É muito mais complexo que isso, e envolve vários partidos.
Foi uma renegociação que visava abaixar a conta de luz para o consumidor final, com o uso de subsídios governamentais para cobrir a diferença, então acho que pode ser classificada como populista.
Foi ridículo! Ainda sinto raiva de lembrar do pronunciamento da Dilma criticando "pessimistas", deixa eu ver se eu acho.
De fato acho que esse caso foi um fator que ajudou sim a quebrar o Brasil. Um dos fatores. Mas sim, vocês têm razão.
Depende de qual esquerda se refere, se for a que realmente quis implantar um regime ditatorial como no caso da Venezuela, o problema é na forma de administrar recursos econômicos sim. Além de todos os esquemas de corrupção que ocorrem em países em que a legislação é fraca ou nula
É, na Venezuela tem mil fatores, incluindo projetos populistas mal calculados, limites leoninos impostos pelos EUA, mão de ferro do governo e aí sim, falta de saber fazer conta por não ter dinheiro pra pagar os projetos.
Mas as sansões impostas pelo governo americano contra a Venezuela até antes do Guaido eram somente a pessoas especificas, que tinham indícios de envolvimento com grupos terroristas sendo a ultima sansão, em cima da estatal petroleira, a maior de todas.
Inclusive o maior comprador de petróleo venezuelano até essa crise eram justamente os EUA, correspondia a cerca de 50% do petróleo importado por eles. Más lembre,TODO esse petróleo corresponde a somente 8% do petróleo consumido nos EUA.
E a estatal petroleira representava a maior fatia da balança comercial da Venezuela. Impactou bastante, mas nada que não pudesse ser HORROROSAMENTE PIORADO pela incompetência do governo, que é o verdadeiro culpado do que tá acontecendo lá.
Só pra concluir o meu argumento, todos esses pontos que você citou convergem para uma administração que visa ideais socialistas, seguindo a trilha do chavismo, e que Maduro só tocou o barco.
Deu no que deu.
Chavismo e imbecilidade do Maduro, sem dúvidas. Socialismo já nem tanto, pois o que aconteceu lá, tanto em causa quanto consequência, não é fruto intrínseco do socialismo. É de quem governa de uma forma ditatorial e incompetente.
Ou de quem vive numa utopia de que tirar o direito de propriedade privada das pessoas para ser administrado pelo Estado e viver exclusivamente da competência do mesmo para sobreviver.
Não to acusando de usar esse argumento, mas quando um sistema que busca ser socialista ou comunista dá errado sempre culpam os fatores externos ou "não é socialismo de verdade".