See the entire conversation

Se você parar de trabalhar hoje, consegue manter seu padrão de vida e viver confortável pra sempre? Não? Você é pobre. Fim.
46 replies and sub-replies as of Aug 14 2020

se eu morrer até sexta, da
Não sou pobre, sou apenas rico com expectativa de vida baixa.
Eu ~junto dinheiro~ com o parâmetro "se tudo der errado, quanto tempo eu consigo comer e pagar as contas com esse dinheiro"
Se vc recebe mais fe 10k mes vc é 3% dos maiores salários no Brasil.
Isso diz mais sobre a desigualdade brasileira do que sobre ser "rico" com esse dinheiro.
Com certeza. Se vc ganha o mínimo no estados Unidos e trabalha 40 horas por semana tem uma renda mensal maior que os 5k aqui.
mas essa é a lógica do capitalismo: você só é rico pq há desigualdade. vc pode não se achar rico com esse patamar de renda se comparado com outros países, outras realidades, mas dizer que não é rico ganhando mais que 85% do popu. brasileira, é só conservação de privilégio
Riqueza não é salário alto, mas sim acúmulo de bens e capital, logo, variação salarial é indicador de desigualdade, não de riqueza. Gente rica sequer tem "salário". O que eles têm é aumento ou diminuição de riqueza.
Com "bens" pode-se considerar diversas coisas, como qualquer patrimônio, o que inclui residência, auto, por isso acho vago Por definição, riqueza significa "grande quantidade de dinheiro". E "grande" é relativo à comparação. "Em terra de cego, quem tem um olho é rei."
Não seja desonesto, o conceito de riqueza não de resume apenas ao acúmulo de dinheiro.
Pra quem quer defender seus próprios privilégios, realmente não se resume. e n digo que se resume ao acúmulo de dinheiro, mas sim ao tanto de dinheiro/recurso que a pessoa tem pra viver.
Eu realmente não entendo o que você está querendo dizer com "quem quer defender seus privilégios". Poderia explicar melhor?
Claro, com prazer. O que eu entendo como privilégio é basicamente vc ter uma certa vantagem em comparação à outra """classe""". Por ex, assim como vc, eu tbm sou gamer e tive o privilégio de nascer homem, o que facilitou muito a minha entrada e permanência no mundo dos games+
As classes C e B possuem muitos privilégios se comparado com as classes D e E. Muitas pessoas que compõem as classes C e B vieram da classe D. Elas conquistaram privilégios e querem mais ainda, pq o capitalismo faz isso com as pessoas Uma forma de ascensão comum, é o ensino+
superior, que ajuda a diminuir a desigualdade, mas tbm ajuda a se manter numa classe mais alta da geral da população. as classes C e B podem pagar/financiar ensino superior, mas como elas têm opção de não pagar por elas e sobrar mais dinheiro para conquistar mais privilégios,+
+elas o fazem. E acabam tirando a oportunidade de outras pessoas acenderem como elas. No capitalismo que vivemos, pra conseguir mais recursos, privilégios, alguém têm que perder Por isso esse negócio de não se intitular rico, é justamente pra conservar recurso.+
Do contrário, seria extremamente hipócrita da parte de alguém, que é contra desigualdade, e se institula rico, ocupar vaga em Universidade Pública. Bom, esse foi um exemplo q deu pra fazer pelo Twitter. Desculpe caso não tenha ficado mto claro.
Não quis interromper enquanto você escrevia porque seria desrespeitoso, mas vamos lá... não tem muita novidade nisso e a minha pergunta é que foi mal formulada. Você dá a entender que eu associo riqueza a acúmulo de bens porque defendo privilégios. É isso?
Sim. Pois acúmulo de bens está geralmente associado há milionários. Eu posso me considerar rico se comparado à um morador de rua, msm que a renda p capita da minha família seja menos de 1k. Mas n posso me considerar rico no contexto geral brasileiro.
pq msm a renda sendo baixa, posso acumular recurso. diferente de mtas pessoas que n sabem o que vão comer no dia seguinte. se a pessoa ganha 10k, ela tá ganhando +/- o que um assalariado ganha em 10 meses. Portanto, até em outra circunstância, pode ficar sem trabalhar uns meses+
mas claro, o capitalismo faz vc buscar cada vez mais privilégios, e esse dinheiro, pra essa pessoa, passa a ser somente o necessário ou até mesmo pouco pra ela.
Sua visão é absurdamente torta e descolada da realidade, quando você chega a alguns pontos. Ter mais riqueza do que alguém menos favorecido, não te faz rico num contexto geral. Isso é algo tão óbvio que não deveria sequer ter que ser explicado.
eu tenho interesse em conhecer a sua visão
Minha visão é marxista-leninista. Entendo a questão sob o viés do materialismo histórico-dialético, e pra contrapor toda a estrutura liberal, gosto de autores como Losurdo e Piketty.
Recuso os conceitos de social-democracia por entender que ela é só um braço do liberalismo (e há inúmeros exemplos históricos). Brecht já dizia: nada se assemelha mais a um fascista, do que um burguês assustado. Recuso teorias políticas que não empoderam a classe trabalhadora.
o que é classe trabalhadora pra você? a pessoa que ganha 10k ou a mãe que sustenta os filhos com 1 salário? ou ambos? vc acha que os 2 precisam de empoderamento?
Ambos são da classe trabalhadora, um não exclui o outro. No sistema atual ambos precisam de empoderamento, o que não significa que isso deverá ocorrer da mesma maneira pra cada um. Consciência de classe é a chave de muitas coisas, seja para o gari ou para o professor.
Os discursos liberais se fundamentam nas mesmas mentiras históricas, alianças reprováveis e defesa dos próprios privilégios. Quando eu digo sobre os ricos, não estou falando de quem tem certo monte de dinheiro e alguns bens, mas sim de quem explora a mão de obra proletária.
E é óbvio que nessa cadeia de exploração de mão de obra, estão os detentores dos meios de produção (e que acumulam riquezas). Esse é o contexto dos capitalistas quando falamos desse assunto. Isso é ciência, com conceitos e definições próprios, que vão além de mera opinião.
quem você acha que é mais explorado, quem ganha 10k ou quem ganha 1k? quem deve ter mais privilégios e quem precisa de mais amparo? ciência econômica não é ciência exata.
É óbvio que geralmente, uma pessoa que ganha 1k está em piores condições, já quem ganha 10k chega a esse patamar porque usufrui de privilégios. Acho que devemos dar às pessoas mais vulneráveis, direitos que ajudem a diminuir a desigualdade causada pelos privilégios de poucos.
eu não tô dando uma mera opinião. faço parte da polis e vivo ela, então tenho o que dizer sobre o que observo. ou quem não invoca referências (mesmo que estas n respondam as perguntas discutidas, só são invocadas por mera vaidade intelectual) n têm direito ao debate?
Qualquer um pode falar, o que acho mais importante é ter consciência sobre o ponto de onde se fala. Fora isso, todos devem debater sobre assuntos assim. Já sobre as referências, não entendi... elas respondem exatamente o que você perguntou. 🤷🏻‍♂️
É isso. rs Segundo meu amigo @Nintendeusa, agora sobe a internacional de trilha sonora! hahah Ah, gosto de ler sobre anarquismo, o @PunKadao_ é um cara com grande conhecimento e que gosto de acompanhar, porque ele tem uma visão parecida com a minha em relação a apoiar as lutas.
É nóis, mano! Curto a exposição de ideias que você faz por aqui também o/
Isso aqui resume hehe
Parece que você implica com os termos e quer causar por mera vaidade intelectual, mesmo sabendo o contexto de tudo o que estamos falando. É por isso que, independentemente do que se diz, existe também o contexto das coisas. Desculpa, mas eu não encontro outra explicação.
Quem é rico, mas rico mesmo, nem entra nessa conta de maiores salários porque não vive de salário! Pro labore, dividendos, lucros, investimentos, nada disso é salário! Se fossem considerar esse tipo de coisa, 10k não entraria no 3% maiores "rendimentos" mar nunca.
Consigo! Desde que morra na segunda, que é dia útil.
Respeitosamente eu acho que esse foi um salto lógico bem ousado. Existe uma série de mediações necessárias entre dizer "quem ganha 10k não é super-rico" e "independentemente da sua renda, se parar de trabalhar hoje e perder padrão de vida é pobre".
Ousado e correto. Obrigado.
As pessoas desaprenderam o conceito de hipérbole
Tem gente que nem aprendeu kkkk mas o Caio tá certo
Não existe NENHUM parâmetro científico para dizer que alguém que ganha 10k por mês seja rico. Riqueza não é salário alto, mas sim acúmulo de bens e capital, logo, variação salarial é indicador de desigualdade, não de riqueza. Gente rica sequer tem "salário".