Desigualdade de renda e riqueza são reflexos das normas sociais. Nada exemplifica melhor isso q olhar desigualdade de renda e riqueza na China "capitalista" e Japão "socialista".
"Enriquecer é glorioso", disse Deng Xiaoping. E foi feito.
Tb é interessante olhar as diferenças
entre Hong Kong e Taiwan. Ambas são sociedades com culturas próximas, mas normas sociais, em relação à economia, muito diferentes. Resultado?
Hong Kong: alta desigualdade
Taiwan: baixa desigualdade.
Tornar um país menos desigual é uma construção de sociedade. Se as pessoas
não souberem onde estão na pirâmide de renda do país, não dá nem pra começar a conversar sobre solidariedade.
No Brasil, nem enriquecer é glorioso e nem queremos dividir nada com ninguém. Desejo é por soluções simples pra problemas complexos.
Não tem passe de mágica.
Nossas elites são horrorosas. Os milionários e bilionários DEVEM pagar MUITO mais.
Mas sem entender a vida de quem mora em cidade grande com renda familiar de R$2.000, não vamos a lugar nenhum.
São normas sociais, como coletivismo, q fazem o Japão ter o MAIOR percentual de pobres entre as economias do Leste Asiático (claro q um pobre no Japão ganha muito mais q um pobre na Mongólia): não se pede e não se dá ajuda para boa parcela da sociedade.
Nesse sentido, a interseccionalidade é essencial para qualificar a análise econômica. Questões territoriais, culturais, étnicas, etc impactam os critérios que definem as escalas de valores que conceituam pobreza e riqueza.
mas como assim, isso nao seria justamente individualismo?
Resumir o problema do Brasil com nossas elites são horrorosas é um simplismo. São problemas graves e de difícil solução. Aumentar o imposto de quem ganha acima de uma determinada renda não vai resolver praticamente nada.
Existe tb um problema na elite pagar muito mais. Vc penaliza o % que tem capital mais imobilizado e beneficia aquela que tem um capital mais móvel. Daí tem que entrar de vdd no combate aos paraísos fiscais e criar estratégias pra impedir a fuga desses capitais.
Renda mensal das familias de meus alunos antes e depois da pandemia. Se ver a qtd de pessoas que moram juntas em casas de 2 comodos.... saberemos quem é pobre! Porque o povo parece não entender quem é rico, logo não entendem o verso.
Você disse, alguns tuítes atrás, que é espantalho taxar grandes fortunas/patrimônio: concordo, mas *precisa ser feito*, para abrir espaço no debate.
Você disse, também, que é preciso +tributação nos 10% de melhor renda: concordo também, mas só se tivermos progressividade real.
O espantalho não é taxar grandes fortunas, é achar q isso vai financiar coisas como renda básica. Não vai. Eu sou a favor de IGF, mas sou realista.
Novamente, estamos concordando hehe.
O que eu estou achando que está faltando nas tuas manifestações é a ênfase, justamente, na questão da progressividade. Até te sugeri numa manifestação anterior, um fio sobre os efeitos da desigualdade, em especial abordando nível de preços.
Porque para além da turma do "sou pobre, ganho 8k", tá cheio de comentário de gente que não consegue compreender o tamanho da desgraça que é a desigualdade, sobretudo num país com as características que o Brasil tem.
De que forma seria inviável pra financiar renda básica?
Eu acho que não se deve tributar trabalhadores assalariados. Apenas tributar os empresários, pois eles exploram a mão de obra do proletariado.
não tem passe de magica mas se a solução for entregar mais dinheiro para um estado comprovadamente corrupto e incompetente ... Essa opção já esta fadada ao fracasso.
O que quer dizer as colunas de coeficientes de Gini? Como aparece a desigualdade aí? Números mais altos ou mais baixos significam o que?
Gini varia de 0 (a renda ou riqueza de todo mundo é idêntica) até 100 (um indivíduo detém TODA a renda ou riqueza da sociedade). Qt maior, mais desigual.
Esses twitadas estão do caralho. Esse tipo de info não são de fácil acesso ou amplam divulgação
queria entender se a taxa de pobreza da china é comparavel com os pobres japoneses, ou se na china a pobreza é mais severa. nem considerando aqui a falta de liberdade.
Qual a fonte? Tem informação de mais países?