See the entire conversation

O que teve de criança e adolescente no começo dos anos 2000-2010 em Brasília moldados para serem concurseiros não foi brincadeira, concurso realmente foi/é uma parada no DF. De forma + leve talvez eu tenha sido uma delas, meus pais me colocaram pra fazer concurso com 15-16 anos.
19 replies and sub-replies as of Aug 14 2020

Na época foi um porre? Pra caralho, mas ganhar 5 mil por mês com 18-19 anos, ter horário especial para poder ir para a universidade em período integral e ter tido condições para ter conhecido mais de 20 países e comprado um carro com meu próprio $ também foi legal pra caralho.
No mais tem que avisar ao jovem morador de Águas Claras que a festa dos concursos públicos que vimos nos 15 anos acabaram. Quem entrou aproveitou, quem não entrou agora vai precisar se acostumar com o mundo real. O que vimos em Brasília nos últimos anos foi bi-za-rro.
Não que eu seja contra o que as gestões PT fizeram no funcionalismo. Acho que da para ser completamente a favor do fortalecimento e estruturação das carreiras ao tempo em que se reconhece que perderam a mão e exageraram em vários pontos. No saldo final, acho que foi muito bom.
Já ouvi de servidores mais antigos que foi justamente essa entrada massiva de novos servidores concursados que conseguiu desmontar e inviabilizar esquemas de corrupção quase que tradicionais e históricos. Tivemos muitas coisas boas nessa farra dos concursos dos anos petistas.
Enfim, bateu saudades de quando havia algum senso de ações e políticas públicas republicanas e valorização do Estado no país. Como um colega comentou, talvez seja hora de aceitar que o Brasil voltou a ser o que sempre foi: o Brasil. Tivemos um lapso de progresso que nos iludiu.
E, de novo, não que eu seja a favor do que as gestões PT fizeram também. Da para repetir o mesmo tweet anterior em uma linha de grandes acertos e erros. E já estou aqui me lamentando novamente pelo que o Brasil se tornou, tenho tentado não falar sobre isso no Twitter. Bad vibes.
Farra de concursos é uma frase tão ruim, mas tão ruim, que da até desgosto de ler. Sério mesmo. Da um misto de vergonha alheia e raiva de alguém que é concursado e chama a oportunidade que teve de farra. Pedido de exoneração e mercado privado tá aí te esperando.
Qualquer dia vem e da um giro na esplanada para ver se não rolou uma grande farra, principalmente nos espaços de elite. Como eu disse, muitas coisas boas aconteceram mas também perderam a mão e exageraram muito. No mais, gosto muito da minha carreira e posso ter opinião.
E cara, essa é a MINHA experiência de quem trabalha a 10 anos em governo, está se especializando para seguir carreira e tem uma família inteira de servidores que também compartilham vivências. Se você não concorda com ela ta tudo bem mas sem ataques, beleza? Melhor dar unfollow.
Em momento algum estou te ofendendo ou te atacando. Você ta exagerando sendo passivo agressivo de graça aqui. No mais, se algum dia quiser ter uma conversa de boa para tentar entender as experiências que me levaram a ter essas visões a DM ta aberta. Adoro conversar sobre isso.
Inclusive eu deixo o trecho "No saldo final, acho que foi muito bom.". Não sei se você viveu aqui no período e viu como a cidade se mobilizou e como era uma loucura a quantidade de pessoas entrando ou vendo seus salários aumentarem muitas vezes muito rápido. Eu vivi isso.
Acho que faço alusão similar ao Ciência sem Fronteiras que eu também acho que foi muito exagerado e fui uma das pessoas que gozou da oportunidade, eu durmo com a consciência tranquila sabendo o quanto eu me esforço e sei que fiz e faço jus a cada centavo que recebo ou recebi.
Ñ acho q uma coisa anula outra, até pq meu papel enquanto gestor é tentar melhorar a efetividade das políticas e posso ter críticas. Conheço gente q entrou e sequer tinha mesa vaga e passou meses sem trabalho até passarem algo, ñ foi em todo lugar mas teve bastante descoordenação
A sensação é similar a que foi com o Ciência sem Fronteiras, a meta é colocar tantas X mil pessoas para dentro e ponto final. Como isso vai ser gerido e operacionalizado fica pra depois. Naturalmente até que as coisas se ajeitem fica uma bagunça.
Inclusive um colega servidor uma vez que foi justamente essa bagunça que gerou coisas boas no órgão dele, entrou uma massa de servidores que ficaram desocupados mas a galera decidiu começar a procurar trabalho e nessa descobriram um monte de merda que tava acontecendo.
Hoje esse é um dos órgãos mais técnicos da esplanada e um dos poucos que politico não consegue fazer merda porque foi essa geração de servidores que tomou conta do órgão e fechou o cerco para picaretagem. As histórias antigas que ele conta são assustadoras, sujeira desde ditadura
E foram denunciando uma por uma, derrubando um por um, e se protegendo enquanto classe de servidores unidos. Tentaram derrubar eles várias vezes mas como eram servidores de carreira daquele órgão nunca conseguiram.
você falou certo. entre 2000-2010 o mundo era outro. é triste ver que essa criança pode estar apostando numa incerteza tão grande.