See the entire conversation

Acabei de ver Hotaru no Haka. Por achar nosso gosto por anime e manga parecidos recomendo e se ja assistiu, o que achou dele? — Tá no meu top5 filmes, melhor coisa que a Ghibli já fez, melhor filme de guerra de todos os tempo... curiouscat.me/JudeuAteu/post…
21 replies and sub-replies as of Mar 18 2018

Eu sinto que, de uns tempos pra cá, galera tem entrado numa vibe de questionar todo o clamor crítico que Hotaru no Haka recebeu, mas sempre que vejo isso, a galera tá sempre criticando os pontos que fazem esse filme ser tão bom e complexo.
Outro dia desses li uma review que falava que o filme é ruim, porque tudo que acontece de ruim com o Seita e a Setsuko, é culpa da imaturidade e arrogância do Seita em não querer trabalhar pra tia. Mas porra, o filme é justamente sobre isso.
É sobre como os desastres da guerra destruíram a família e mataram inocentes, mas também sobre como o orgulho do povo japonês fez com que eles sacrificassem incontáveis vidas para uma luta que já estava perdida. O Seita é a representação disso justamente.
Esse é justamente o ponto que faz o filme ser tão bom, é realmente uma análise complexa sobre a perpetuação da guerra, de ambos os lados.
Achei que estava sobre pensando o filme mas é boa de mais esse paralelo entre o orgulho do Seita e o orgulho dos japoneses. Faz tão sutil que chega a ser ludico
a minha única crítica ao filme talvez seja justamente não ir longe ao bastante nisso? se não me engano é baseado em fatos reais, e na vida real o Seita não morre, porque ideias como aquelas menos morrem e mais matam os outros
Na vida real o Seita rouba comida da irmã e sobrevive. Mas acho o final do filme bem melhor, realmente mostra como esse "orgulho samurai" não traz nada de bom pra ninguém, todo mundo morreu porque ele não quis engolir o sapo de ir trabalhar ou roubar a comida.
Li aqui, excelente resenha, faz bastante sentido. Do jeito que o filme termina, pode-se analisar que esse "espirito do orgulho" morreu com a guerra, sendo que é justamente o contrário.
Mas acho que chegar ao ponto de analisar que o Seita é a representação do ministério do japonês já é um pulo que não todo mundo faz, mas aí pra falar que ele deveria continuar vivo por causa disso, é pular o tubarão imho.
Ele é uma metáfora, mas também é só uma criança que foi consumida pela ideologia cega dos adultos em sua volta e morreu por isso.
é, é meio pesado querer que ele represente completamente os aspectos mais cruéis dessa ideologia, ele é uma criança influenciada pelo pai, mesmo causando a morte da irmã ele é uma vítima também
acho que é mais que quando eu li a história real me pareceu um final tão lógico e tão moralmente complicado que a resolução mais conciliatória do filme me deixou um pouco desapontado
Pensando bastante aqui, acho que estou cada vez mais pro teu lado. Imaginando um epílogo aqui em que o Seita cresce e entra prum partido de extrema-direita japonês, um pouco no nariz, mas ia martelar bem forte a mensagem.
AO MESMO TEMPO, que colocar isso, ia desbalancear um pouco demais a culpa da guerra pro japoneses, esse equilíbrio de culpa é um ponto forte do filme.
é, sim, o filme tem um equilíbrio muito bom nesse aspecto: é culpa do Seita que eles morrem mas não plenamente, ele é uma criança com quem os adultos falharam
also, ele passando fome e engolindo o orgulho pra roubar comida da própria irmã seria a cena mais bad vibes da história do cinema, galera ia sair do cinema querendo pular na frente de um ônibus
Já viu outros filmes do Takahata? Como Only Yesterday e The Tale of Princess Kaguya?
Não tive interesse em nenhum dos dois, não parecia ter a mesma pegada, recomenda?
Acho que eles são semelhantes em termos de estilo, principalmente em como o Takahata foca mais no cotidiano dos personagens. Mas, sim, recomendo bastante os dois, acho ambos bastante únicos no que fazem.